Por Jonas Fachi
Foto de abertura: divulgação
Apertem os cintos, há poucas horas desta quinta-feira, 1º de abril, o conceituado projeto itinerante Cercle anunciou o que pode ser o projeto mais ousado da história da música eletrônica em todos os tempos – uma apresentação na Estação Espacial Internacional (ISS, singla em inglês). Se somam a elaboração as instituições “Arianespace & ESA & Elon Musk (SpaceX) & NASA’’, convidando o duo Daft Punk para um show único na ISS na próxima segunda, 5 de abril!
Porém, um detalhe. Estamos lendo essa notícia no dia 1º de abril, ou seja, qualquer alusão ao dia da mentira não é mera coincidência, o que tem movimentado os fãs. Na publicação em evento oficial do Cercle no Facebook, a crew itinerante que acumula transmissões de tirar o fôlego por todo o mundo, comenta sobre a live. “Há um ano, nos reunimos com Daft Punk, Arianespace, Elon Musk (SpaceX) e a NASA para planejar algo incrível. Tem sido difícil para nós manter esse segredo por tanto tempo. Agora, você pode entender que o epílogo (vídeo do anúncio do fim da dupla) foi um teaser para essa colaboração incrível, uma separação terrestre, para um renascimento no espaço!’”.
No flyer do evento, o apoio de ninguém menos que Elon Musk, o homem mais rico do planeta e responsável por renascer a corrida espacial através da Space X. “Seremos enviados em órbita e ofereceremos na próxima segunda-feira uma colaboração única na vida: o primeiro show musical transmitido ao vivo do espaço.’’
Plataforma de lançamento 39-A no Kennedy Space Center em Cabo Canaveral, Flórida, EUA
De acordo com o anúncio do show fora de órbita, há meses a icônica dupla francesa e uma parte da equipe Cercle seguem um treinamento especial da tripulação da ISS para poder fazer essa incrível jornada no espaço, e a colaboração com Elon Musk, SpaceX, Arianespace, ESA e NASA seria uma tentativa de escapar da crise da Covid-19, reunindo a dupla mascarada Daft Punk e enviando-os ao espaço, como exemplo de distanciamento social.
Nestes tempos difíceis, também precisamos de esperança, fraternidade, empatia. A música une as pessoas e pode superar a solidão que o bloqueio pode espalhar. (Descrição retirada diretamente da página do evento)
E para você? 1º de abril ou let`s go rumo ao espaço?