Por redação
Foto de abertura: divulgação
“Uma mensagem curta para que todos saibam que estou em segurança e bem, agradeço a todos por estarem comigo neste momento difícil”. Foi assim que a DJ palestina Sama ‘Abdulhadi divulgou o seu retorno para casa após oito dias em uma prisão na Palestina.
Ver essa foto no Instagram
Após pagamento de fiança, cerca de R$3.700, a artista foi libertada, porém, está impedida de viajar para fora do Estado. Sama `Abdulhadi ainda está sujeita a investigações sobre as acusações de profanar um local sagrado e símbolos religiosos, além de violar medidas de emergência da Covid-19.
No último 27 de dezembro, Abdulhadi foi detida após um evento privado para a série de performances transmitidas pelo Beatport, The Residency. O local escolhido, na Cisjordânia, é usado para cultos e foi declarado como atração turística sendo alugado regularmente para eventos musicais. Porém, essa foi a primeira vez que o cenário foi utilizado para uma apresentação de música eletrônica, mais especificamente, para uma apresentação de techno, vertente que a artista toca.
A locação, o pátio de um albergue do complexo histórico, turístico e cultural de Nabi Mussa, foi previamente aprovada pelo Diretor Geral do Ministério do Turismo da Palestina. A apresentação foi privada, com a presença de 30 amigos e equipe. A gravação foi interrompida por um grupo que reivindicou a saída do público devido a questões de proteção religiosa do espaço, considerado como santuário.
Sama ‘Abdulhadi recebeu um intenso apoio internacional, com artistas e DJs da comunidade eletrônica pedindo a sua libertação. Inclusive, uma petição foi criada para que a artista voltasse para casa, com mais de 100 mil assinaturas. Apesar de já estar em liberdade, Abdulhadi pode pegar até dois anos de prisão se for indiciada.
“Estou impressionada com o apoio dos meus colegas músicos, artistas, ativistas e de toda comunidade musical. Quero agradecer a todos que me fizeram sentir tão apoiada. Neste momento, só quero passar um tempo com a minha família”, revelou a DJ em comunicado.
Sama ‘Abdulhadi é uma das principais representantes do techno no Oriente Médio e pioneira na Palestina, tendo criado uma comunidade artística para apoiar DJs e produtores locais, chamada Union.