Rekordbox na nuvem: veja possibilidades da nova versão

Por Nazen Carneiro – Coluna Tudobeats 

Foto de abertura: divulgação

Com o lançamento da nova versão 6.0 do Rekordbox, além de sincronizar laptop, PC e celular (IOS), Pioneer introduz Beatport, Dropbox, Inflyte e Soundcloud na jogada.

DJs do mundo todo aguardavam a novidade: o dia que a internet entraria nas CDJs em tempo real. Imagine poder subir suas músicas do PC para qualquer dispositivo, salvar tudo na nuvem, e chegar para tocar sem carregar sequer o famoso pen drive. Pois bem, essa hora chegou com o Rekordbox 6.0, mas, como tudo na vida, tem um custo e ele é mensal.

Uma plataforma para DJs profissionais conectada à nuvem. Assim a gigante Pioneer, através de sua seção Pioneer DJ – que controla mais de 90% deste mercado – apresentou a nova versão de seu software que conecta as bibliotecas dos DJs às CDJs da marca. Esta nova versão é um marco na história da Pioneer e, por que não, na própria história da discotecagem pois, mais uma vez altera a experiência e o processo envolvido na discotecagem.

A Pioneer está junto nesta jornada desde os toca discos. Nos primórdios do ofício da discotecagem, lá pelos anos 80, o DJ precisava ir até uma – ou mais – lojas da sua cidade para poder ouvir, escolher e comprar os discos de vinil. Depois de levá-los para casa, poderia juntar aos seus outros vinis e escolher quais fariam parte do seu set na próxima festa. Aí era só colocar todos os discos em uma case, de preferência com rodinhas, mandar ver na mixagem e nas turntables mais comuns da época – e até hoje – a linha MK da Pioneer.

nzpr_tb_hm_2020_05___house_mag___rekordbox_02_500 
Foto: divulgação

Depois veio a primeira revolução nesse ‘modus operandi’ com a invenção do disco ótico digital, os Compact Discs, conhecidos como CDs, anunciados em 1979 mas que se popularizaram mesmo nos anos 1990. Com essa popularização, a Pioneer logo apresentou as CDJs, uma versão das turntables, mas que opera com CDs. Isso trouxe naturalmente os DJs para o mundo digital. Pelo menos uma parte deles. Muito menores e mais leves, os CDs armazenavam muito mais músicas que os vinis e os DJs podiam criar os discos em casa mesmo, sem precisar ir às lojas físicas que também se tornaram digitais. Esse novo formato mudou totalmente a forma como as coisas aconteciam, e permaneceu assim até a próxima revolução, quando as CDJs absorveram a tecnologia da porta USB e memória flash, que possibilitou ao DJ carregar as músicas em um único dispositivo, ainda menor que a case de CDs.

Agora, mais uma vez, a Pioneer altera a performance e a experiência do DJ ao introduzir o gerenciamento avançado das músicas do novo software, disponível para Mac e Windows. Na versão Rekordbox 6.0, o aplicativo para IOS foi redesenhado assim como a própria estrutura da plataforma, que oferece a centralização das músicas na nuvem de modo a sincronizar a biblioteca de diferentes dispositivos conectados como PC, laptop e celular. Além disso, abriu caminho para a interação com outras plataformas, no caso, o Beatport, Soundcloud, Dropbox e Inflyte.

Através do Dropbox – com uma conta free que tenha 2GB – sincroniza-se a biblioteca com todos os dispositivos. Já o Inflyte oferece a integração da área Promo Locker – com suas promos escolhidas na plataforma – dentro do próprio Rekordbox, sendo possível importar uma ou todas as faixas e tocar aquela track inédita nas pistas antes de qualquer um. Além disso, a possibilidade de se trabalhar pelo celular foi aumentada com a conexão do Ableton Sync, transferência de dados entre celular e laptop via wifi e até mesmo a possibilidade de editar as músicas de forma dinâmica.

Como dissemos antes, tudo na vida tem um custo e se antes a Pioneer cobrava por licenças de uso do software, agora tudo funciona na base de assinaturas. Segundo a fabricante, existem três pacotes para acessar as funcionalidades: gratuito, Core e Creative. Seguimos ligados nas novidades de tecnologia aqui na coluna Tudobeats, publicada com exclusividade pela revista brasileira de música eletrônica House Mag!

Para mais informações, acesse aqui e veja o vídeo da Pioneer!

Fique por dentro