Por Ronaldo Galdino – edição redação
Foto de abertura: Sticker Mule
O Facebook está trabalhando em atualizações na sua plataforma de transmissão ao vivo para permitir que os artistas gerem receita com suas performances. Entre as alterações no Facebook Live, está o retorno do Live With, permitindo a participação de co-hosts.
Apesar das mudanças, não sabemos como o sistema de pagamento do Facebook Live funcionará ou quais serão as taxas de comissão.
Atualmente, só é possível adicionar links de doação em transmissões ao vivo para grupos sem fins lucrativos, o Facebook diz que anunciará mais detalhes sobre seu plano de monetização de stream em breve. “Para apoiar criadores e pequenas empresas, planejamos adicionar o recurso de acesso a eventos com vídeos ao vivo no Facebook – desde apresentações on-line a aulas e conferências profissionais”, diz o anúncio do Facebook.
Ao que tudo indica, qualquer pessoa poderá configurar uma assinatura paga. Isso significa que aulas, treinamentos e sessões ao vivo poderão em breve estar disponíveis on-line. O Facebook também está planejando adicionar recursos de doação às transmissões ao vivo no Instagram para competir com o Twitch e o YouTube.
Falando em Instagram, agora é possível assistir e comentar vídeos ao vivo pelo dekstop. As transmissões podem ser vistas em tela maior ou enquanto se trabalha. Depois que a live rolar, em breve, o vídeo poderá ser salvo no IGTV, para que ele permaneça disponível por mais do que apenas 24 horas nos Stories.
E tem mais, salas poderão ser criadas no Messenger ou no Facebook para reunir os amigos, mais especificamente, até 50 pessoas e sem limite de tempo. Mesmo que o convidado não tenha uma conta no Facebook, ele poderá participar do encontro coletivo. Não é necessário ligar para os amigos, basta compartilhar a sala no Facebook em uma publicação no feed de notícias, grupos e eventos. De acordo com o anúncio do Facebook, esse recurso deve ser extendido para o Instagram Direct e WhatsApp.
Todos esses novos recursos fazem parte de uma nova forma das pessoas estarem utilizando as mídias sociais neste período de isolamento social devido ao Covid-19. De acordo com o Facebook, entre o WhatsApp e o Messenger, mais de 700 milhões de contas participam de chamadas todos os dias. Em muitos países, as chamadas de vídeo mais que dobraram, e as visualizações dos vídeos no Facebook e Instagram Live aumentaram significativamente em março.
Aguardando essas novidades para testarmos!