O espírito livre de Mykonos

Por Helo Nequete – colaboradora House Mag World Tour

Foto: divulgação

A entrevista com o DJ Freespirit foi a primeira de uma série de encontros feitos ao longo de uma viagem por quatro países na Europa, passando pela Itália e visitando alguns dos principais clubs em cidades no litoral da Grécia e Croácia, e esticando o verão europeu até Ibiza.

Além de entrevistar, tive o prazer de prestigiar duas gigs do DJ Freespirit, no Cavo Paradiso e no Queens, dois ambientes diferentes mas igualmente charmosos de Mykonos. Freespirit é residente do Cavo Paradiso, club onde fiz minha primeira noite em Mykonos nesta viagem. Cavo Paradiso é uma das maiores discotecas da Grécia, já o Queens é um pub charmoso no centro da cidade, onde podemos curtir o som na rua ou na pequena pista de dança sem pagar ingresso.

Mas Freespirit não fez sua fama só tocando no Cavo Paradiso, ele gira a Grécia e o mundo e suas produções musicais estão ganhando espaço na cena mundial. O bate-papo foi no Blublu lounge, local muito agradável, com ótimos drinks, comidas e vista para o mar, também localizado em Mykonos town. Fui muito bem recebida. Free Spirit além de exelente DJ é um anfitrião acolhedor e simpático, como a grande maioria dos amigos que fiz por lá. Sotiris Felonis, que é seu verdadeiro nome, nasceu em Patras, terceira maior cidade da Grécia, e sua paixão pela música eletrônica foi inspirada por nomes da house music como Laurent Garnier, Danny Tenaglia, Chus & Ceballos.

freespirit_matria.jpeg_500
Foto: divulgação

Em sua carreira como DJ e produtor musical, seus trabalhos foram publicados pelos selos Lapsus, Rhythmetic, Glory Hill Studio, Mangali, Inside Out Records, Minimal Force, além de se apresentar em diversos clubs europes. Com quase 20 anos de carreira e sendo ele agora uma das referências da cena club na Grécia, DJ Freespirit falou um pouco da sua carreira e outros assuntos.

HM – Como você começou sua carreira?

Eu dei meus primeiros passos na indústria da música aos 16 anos de idade. Primeiro numa rádio local e depois em pequenos bares na minha cidade natal, Patras. Eu era curioso desde criança sobre o que faziam esses caras de headphones e com esses botões e máquinas, primeiro nas festas do colégio e logo nos primeiros clubs que eu fui.

HM – Quais são os principais desafios dessa profissão?

Eu acho que os principais desafios são ter que estar sempre se atualizando e seguir focado na sua visão e objetivos. Também ficar muito tempo longe da família e dos amigos é duro.

HM – Qual o momento mais importante da sua carreira, aquele que você pode dizer que te impulsionou?

Não foi apenas um. Com certeza um deles foi quando comecei minha residência em um dos melhores clubs do mundo, o Cavo Paradiso. Também quando eu toquei no lendário club Cocoon em Frankfurt por dois anos. Outro momento que me colocou em evidência foi o lançamento da minha música em parceria com o meu parceiro Thodoris Triantafillou “In My Key”, que foi tocada por grandes caras da indústria e recebeu um excelente feedback mundial.

HM – Como você vê a cena eletrônica na Grécia?

Nós estamos crescendo e ano após ano as coisas estão melhorando. Grandes festivais estão acontecendo e grandes organizações de eventos como o Sonar e o Tomorrowland estão vindo para a Grécia.

HM – Você pode nos contar como é seu trabalho de produtor musical?

A produção musical entrou na minha vida há alguns anos e como tudo que é novo é excitante. Eu tenho uma parceria com um ótimo estúdio em Atenas, com excelentes equipamentos para trabalhar nas minhas produções. Se preparem para muitas novidades e músicas inéditas produzidas por mim que saíram já em julho!

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Official Videoclip Out Now!!! Link In Bio

Uma publicação compartilhada por Dj Freespirit (@djfreespirit) em30 de Jul, 2019 às 10:13 PDT

HM – Qual o estilo de música eletrônica mais popular na Grécia?

Eu acho que nos últimos anos o público tem adorado o techno e o tech house, bem como o novo afro house e o som melódico techno.

HM – Estamos sentindo que a música eletrônica brasileira está alcançando muitos lugares, nossa música é conhecida na Grécia?

Claro! A cena brasileira já é grande e seu país tem uns dos melhores clubs e festivais do mundo! E também muitos DJs e produtores brasileiros estão alcançando reputação mundial. Espero logo visitar seu lindo país e seus fantásticos clubs!

HM – Você pode falar para nossos leitores porque eles deveriam visitar Mykonos?

Mykonos é um ótimo destino! Aqui você pode combinar festas e descanso ao mesmo tempo e as praias, a comida e a hospitalidade dos gregos são fantásticas. Grandes eventos e clubs também estão localizados na ilha. Mykonos tem que ser visitada!

HM – O que te inspira?

Muitas coisas me inspiram, uma simples caminhada, uma bonita vista ou uma viagem. Mas, minha maior inspiração nesses últimos meses, é a minha filha. Ela está sempre na minha cabeça!!!

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

All I Want For Christmas Is You❤️!!! #happyfather #myqueen #happyfamily #christmastime #fatherdaughter

Uma publicação compartilhada por Dj Freespirit (@djfreespirit) em15 de Dez, 2019 às 7:59 PST

HM – Você pode nos contar uma história engraçada que aconteceu em alguma de suas gigs?

Muitas coisas engraçadas acontecerem nesses últimos 20 anos comigo [risos]. Uma para lembrar, com certeza, foi numa gig no Cavo Paradiso com Seb Fontaine. Ele perdeu o voo e eu tive que tocar sozinho a noite toda. Até um cara vir falar comigo sobre o nosso tempo da universidade, que estudamos juntos, ou seja, ele estava completamente bêbado e achava que eu era o Seb Fontaine. Então eu tive que ser Seb Fontaine por alguns minutos. E olhe que ele tem simplesmente o dobro do meu tamanho!

Fique por dentro