Por Luigi Vanucci
Foto de abertura: divulgação
Rafael Araujo é um profissional ativo que está sempre se renovando dentro do music business, estudando tendências e buscando estar sempre à frente no mercado da música eletrônica. Hoje em dia, Rafael é artist manager do duo Fancy Inc, que está despontando no cenário atual, e, recentemente, deu início às atividades do Music Business Brasil, uma comunidade voltada para os profissionais da indústria que buscam ter um conhecimento amplo sobre inúmeros aspectos de uma carreira de sucesso.
Há alguns meses, Rafael viajou para Londres e realizou dois cursos na área do music business, um de artist management e outro de publishing sync and license. De acordo com ele, a ideia de ter ido buscar esse conhecimento foi devido a dois fatores que aconteceram juntos: o início do projeto Music Business Brasil e o convite do Fancy Inc para administrar um papel muito importante na carreira deles. Conversamos um pouco com ele sobre essas novidades!
Stuart Knight, Rafael Araújo e Mark Knight – Foto: divulgação
HM – Olá, Rafael, obrigado por conversar com a gente. Qual a relevância desses dois cursos realizados em Londres para o start nesse novo projeto?
Dentro desses dois meses fora, eu consegui participar de dois cursos rápidos da SMB (The School Of Music Business), com a duração de um mês e quatro encontros cada (um por semana). Além do network, é muito importante essa reciclagem das novidades do mercado, com os cursos cobrindo praticamente todos os aspectos dentro de cada área, dando uma visão bem detalhada de tudo. Muitos brasileiros vão estudar lá, inclusive, pois o curso é muito bom, não é tão caro e relativamente rápido.
Aproveitei que estava por lá e busquei me conectar com tudo que faz parte da indústria: empresas, conferências, encontros, selos, eventos, promoters, artistas, etc. É muito bom estar no meio dessa turma, a Inglaterra tem uma enorme influência em tudo que fiz como DJ, produtor e empresário na minha vida. Foi ótimo estar novamente neste centro tão importante, podendo conectar as informações e trazer esse conhecimento para o Brasil.
Albuquerque e Rafael Araujo – Foto: divulgação
HM – Poderia nos contar mais sobre a comunidade Music Business Brasil e os objetivos do projeto?
A AIMEC vem ensinando as pessoas a discotecarem e produzir músicas há 15 anos. Nesse ano de 2019, a nossa instituição comemora seu décimo quinto aniversário com oito escolas espalhadas pelo Brasil (Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba, Maringá, Joinville, Balneário Camboriú, Florianópolis, Porto Alegre e Lisboa) e uma em Portugal. Chegou o momento também da escola ensinar a comunidade e os alunos a realizarem bons negócios através de sua arte e sua música.
O lado burocrático do mercado musical pode parecer nebuloso e complexo para muitos artistas, por isso o papel da AIMEC é desmistificar e gerar oportunidades dentro da cena, promovendo semanalmente conteúdos relevantes através das redes sociais, para que as pessoas visualizem e entendam melhor sobre o mercado da música e atuem como artistas independentes com maestria.
A comunidade fechada “Os Ninjas do Music Business” possui um conteúdo exclusivo, com PDFs, modelos de contratos, entrevistas e aulas com experts do mercado. A comunidade abre de vez em quando, mas estamos estudando uma possibilidade de oferecer uma assinatura mensal para atender melhor a todos. Estamos já com 4quatromeses de trajetória, indo para a live 17, cobrindo diversos temas do Music Business, sendo eles:
AULA 01 – INTRODUÇÃO AO MUSIC BUSINESS
AULA 02 – ÁREAS DE ATUAÇÃO E SELOS FONOGRÁFICOS
AULA 03 – PRODUTOS, DEMOS, REGISTROS, NETWORKING E REMIX CONTESTS
AULA 04 – MARKETING
AULA 05 – SPOTIFY
AULA 06 – MONTE SEU TIME
AULA 07 – RÁDIOS ONLINE E OPORTUNIDADES
AULA 08 – PROMOÇÃO DE EVENTOS
AULA 09 – AGÊNCIAS PARA DJS
AULA 10 – MERCHANDISE
AULA 11 – ARTIST MANAGEMENT
AULA 12 – GHOST PRODUCTION
AULA 13 – MANAGERS DENTRO DA INDÚSTRIA
AULA 14 – SOUND MIXING
AULA 15 – MASTERIZAÇÃO
AULA 16 – SAMPLE PACK PRODUCTION
HM – Você também trabalha como artist manager do Fancy Inc. Como está sendo essa experiência?
Após receber o convite para ser o manager deles, eu me desesperei (risos). Nunca trabalhei como manager de ninguém antes deles, a não ser de mim mesmo ou da minha escola AIMEC. Acredito que mais de 20 anos de estrada possam ter me dado o conhecimento necessário para compreender e atuar corretamente no mercado. Os selos que iniciei, os eventos que promovi, programas de rádio, sites de comunidades, como DJ, produtor musical e empreendedor fazem parte dessa bagagem.
Acabei indo para Londres para fazer esses cursos, colocar as ideias em ordem e entender como funciona este ofício. E estou curtindo muito, pois toda novidade nos dá um ânimo a mais. Após 20 anos de carreira, a gente fica se perguntando “e agora?”, então está sendo um período de preparação e de descobertas. Espero poder contribuir com o mercado de maneira profissional, como tem que ser. Além da afinidade pessoal que temos, agora somos um time que busca resultados e objetivos. Teremos muitas novidades em breve e o trabalho já iniciou!
Saiba mais sobre o Music Business Brasil aqui.