One87 conta em entrevista sobre o cenário nacional e internacional do drum and bass

Por: Lucas Portilho de Faria Cunha (Entrevista realizada em parceria com o portal Drumnbass.com.br)
Fotos: Danilo Dans Alves

Responsável por promover o palco dedicado ao drum and bass na edição belga do festival Tomorrowland, One87 é artista, produtor e curador do Star Wartz. Com passagem em diversos festivais e casas noturnas internacionais, Jurgen já assumiu o controle da dos players da Fabric (Londres), Cable (Londres) e, recentemente, na edição brasileira da “Terra do Amanhã”.

Em parceria com a Drumnbass.com.br, a House Mag conversou com o belga sobre o cenário do drum and bass nacional e internacional. Você confere os detalhes deste papo na entrevista abaixo:

 

House Mag e Drumnbass.com.br: DJ Marky assina o palco ” DJ Marky and Friends” no Brasil, assim como você assina o “Star Warz” na Bélgica. Qual é a principal diferença entre os dois projetos? E as semelhanças? Ambos possuem o mesmo conceito? E como foi a sua experiência de tocar no Tomorrowland Brasil? E a resposta do público?

One87: Ambos convidamos artistas os quais apreciamos pessoalmente, então dessa forma o nossos conceitos são parecidos. Eu gostei muito de tocar e estar no Brasil; O clima é muito melhor do que na Bélgica! Amei a hospitalidade também. Eles [o público do Tomorrowland Brasil] são demais, adoram uma boa festa e participam dela.

 

HM e Drumnbass.com.br: Alguns DJs Drum and Bass possuem o hábito de usar turntables em vez de CDJs. Com o crescimento da venda de vinis, você acha que mais profissionais tendem a usar mais pick- ups?

One87: Alguns artistas sim, outros não, alguns talvez optem por usar CDJs pela facilidade de tocar por via USB, eu suponho… depende do que você está realmente procurando como um DJ.

 

HM e Drumnbass.com.br: Quais são as responsabilidades do universo drum and bass com a crescente venda de vinis? O que os artistas estão fazendo para influenciar este mercado?

One87: No Drum`n`bass parece que ambos os rótulos, underground e comerciais, ainda estão usando o vinil. Não tenho certeza se d`n`b é um grande contribuinte para o cenário global de vinil, mas tudo ajuda eu presumo.

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HM e Drumnbass.com.br: Como você coordena a sua vida pessoal e artística?

One87: Manter-se focado e trabalhando de forma eficiente é essencial. Além de não se divertir muito ;)

 

HM e Drumnbass.com.br: Com a ascensão da electronic dance music globalmente, você acha que o drum and bass tende a se reinventar? Novas formas de produção musical, novos festivais especializados e assim por diante?

One87: É claro! Como sempre foi nesse cenário; Você não conseguiria sobreviver todos esses anos sem renovação, eu acredito. As produções melhoram o tempo todo porque os produtores continuam tentando superar os limites, usando novas técnicas, equipamentos no estúdio, e isso em todos os diferentes estilos dentro do drum and bass. Um nível muito elevado de produções é algo muito típico no d`n`b. E ao fazer isso novos sons e estilos acabam surgindo.

 

HM e Drumnbass.com.br: Quais são os projetos futuros do One87? Algumas ideias paralelas para o Star Wartz? Dedicação no estúdio? Uma turnê internacional?

One87: Manter o “Star Wartz” no caminho certo e fazer meus shows são as coisas principais. Eu sou um grande fã de drum`n`bass, então isso tudo, felizmente, acontece de forma natural.

 

HM e Drumnbass.com.br: Quinze anos de Star Warz. Quais foram os melhores momentos, inovações e artistas?

One87: Tivemos vários momentos especiais. Mas, para ser honesto, todas as edições são especiais. Ampliando os limites mais e mais. Mas se eu tiver que citar um em específico, seria a Star Warz XL que fizemos em 2009; Foi uma vibe simplesmente extraordinária!

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HM e Drumnbass.com.br: Você acompanha o cenário de drum and bass brasileiro? O que você acha deste cenário? Por favor, diga-nos se você tem um artista favorito, selo e evento.

One87: Sim, claro! Eu acompanho o Marky e o seu selo, o ` Innerground `. Além dos produtores como S.P.Y, Unreal, Alibi, L- Side, Cable e muitos outros artistas do Brasil. Eles possuem um grande potencial! E estou ansioso para ver o que o futuro nos trará.

 

HM e Drumnbass.com.br: Como é o cenario do drum and bass na Bélgica? O aspecto cultural do país influencia o movimento de drum and bass? Existe alguma semelhança entre os cenários de outros países? Por quê

One87: Nós temos um cenario Drum`n`bass muito saudável aqui na Bélgica e na Europa. Todos os estilos são bem representados e tenho muito orgulho disso! Eu acho que este cenário mantém-se motivado e influenciando o tempo todo, não importa qual seja o país.

 

HM e Drumnbass.com.br: Na sua opinião: Qual é a importância da mídia especializada (e geral) para o cenário de drum and bass? Há alguns anos, de alguma forma, os eventos cobertos estão sendo eficazes?

One87: Todos os meios de comunicação são importantes para se manter a coisa toda em movimento, seja na TV, no rádio, na internet ou em outdoors.

 

HM e Drumnbass.com.br: O que fazer para apoiar o cenário drum and bass nacional? O “Star Warz” tem alguns patrocinadores, e o apoio de Tomorrowland também. Você acha que o uso de marcas são uma boa maneira de apoiar este cenário? É benéfico ou maléfico para os movimentos independentes? Por quê?

One87: Eu acho que trabalhar com investidores e patrocinadores é necessário para sobreviver, então, eu acho que é uma coisa positiva, certo?

 

HM e Drumnbass.com.br: Por favor, deixe uma mensagem para os fãs do drum and bass no Brasil.

One87: Por favor mantenham o bom trabalho aí, o mundo está escutando, J!

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