kubik, o celebrado club alemão de cubos, chega em São Paulo em maio e inicia pré vendas hoje

Por: Flávio Lerner
Foto destaque: Gregory Lee Lynch / kubik Melbourne

De 21 de maio a 23 de julho, teremos um pop-up club que já vem dando o que falar. Trata-se da kubik, instalação audiovisual minimalista berlinense que já rodou o mundo e chega ao Brasil pela primeira vez. O local exato da instalação ainda é secreto, mas sabe-se que será na zona central de São Paulo.

kubik_berlin_nike_leonie_schfer_3119_500
kubik Berlin Nike e Szczecin / Foto: Leonie Shäfer

O conceito da kubik foi criado pela produtora Balestra Berlin, em 2006. O club-instalação estourou na Alemanha, e em pouco tempo passava a conquistar outros países — já em 2007 foram realizadas edições em Lisboa e Barcelona. Desde então, a casa noturna temporária passou por mais de 20 cidades na Europa e apenas duas fora do velho continente (Melbourne, na Austrália e Dubai, nos Emirados Árabes). Nunca havia pisado em solo americano! São Paulo será a primeira cidade das Américas a recebê-la. 

kubik_milan_sm_01_500
kubik Milão / Foto: Sara Montaneli

Com a ideia de agitar as cenas de DJs locais, a kubik preza por uma arquitetura diferente em cada local, não repetindo nunca o seu formato — suas instalações já foram celebradas na literatura, tendo saído em algumas publicações de arquitetura. A sua essência, porém, é sempre a mesma: cubos de plástico iluminados e sincronizados com música eletrônica. “O design surgiu na época do minimal techno, então ele é sempre minimalista, mas o som não precisa ser”, destaca Felipe Batalha, um dos organizadores da kubik São Paulo. Ele reitera que a kubik tem uma pegada mais conceitual, e por isso se aproxima de DJs mais alternativos, que tenham proposta semelhante. “Se trata de uma instalação artística, então queremos a galera que trabalha em um conceito por acreditar nele.” A luz fica a cargo de um único VJ, que a sincroniza com os beats.

kubik_szczecin_2012_leonieschfer_03_500
kubik Szczecin / Foto: Leonie Schäfer

Pra casar o club berlinense com a cena paulistana, a produção da kubik SP cedeu boa parte da curadoria a núcleos específicos, que combinam com o conceito desejado. “São Paulo foi esclhida por ser uma das principais cidades de múisca eletrônica mundial”, conta Felipe. A estreia, no dia 21, fica a cargo do THUMP, enquanto o dia 25 será dedicado exclusivamente aos cinco DJs da Gop Tun. Danilo Stellet, da Indigo Vision, assina a curadoria do dia 27, enquanto Igor Lucarini e Felipe Torquato, do Sonido Trópico, são responsáveis pelo dia 28 — data em que também teremos atração internacional: o DJ berlinense Rampue. Outros nomes célebres da cena eletrônica alternativa brasileira também se farão presentes, como Paulo Tessuto, da Capslock, Cashu e Laura Diaz, da Mamba Negra, Márcio Vermelho, da ODD e Bruno Natal, da iniciativa Queremos. O encerramento ainda está em aberto, mas por enquanto, fica por conta da própria produção da kubik SP.

kubik_melbourne_gregory_lee_lynch_03_500
kubik Melbourne / Foto: Gregory Lee Lynch

 

Confira a lista de curadores na íntegra:
 

21/05 – THUMP (SP)

25/05 – Gop Tun (SP)

27/05 – Danilo Stellet (Indigo Vision) (SP)

28/05 – Igor Lucarini e Felipe Torquato (Sonido Trópico) (SP) + Rampue (ALE)

03/06 – Mexicano (Roots Rock Revolution) (SP)

04/06 – MBR (SP)

10/06 – Lucca Salvatore e Antonio Curti (Mond/Downtown inc.) (SP)

11/06 – Jambox (SP)

17/06 – Bruno Natal (Queremos) (RJ)

18/06 – Dre Guazzelli (Inner) (SP)

24/06 – 24Bit (PR)

25/06 – Rodrigo S (Carbono) (RJ)

01/07 – Flavio Ferreira (Ressonar) (SP)

02/07 – Maurício Lage (Quebra Coco) (RJ)

08/07 – kubik SP

09/07 – Kim Salomoni e Gustavo Frigori (Mama Pro) (SP)

15/07 – Cashu e Laura Diaz (Mamba Negra) (SP)

16/07 – Márcio Vermelho (ODD) (SP)

22/07 – Paulo Tessuto (Carlos Capslock) (SP)

23/07 – kubik SP

kubik_eindhoven_mk_500
kubik Eindhoven / Foto: Marc Koetse

Já é possível se cadastrar no mailing da Kubik São Paulo (aqui) para comprar os ingressos do chamado “lote zero” (R$ 60,00). As vendas desse lote têm duração prevista entre a noite de hoje (23/03), quando todos os cadastrados serão notificados por e-mail, até o dia 30. Depois disso, os ingressos podem chegar a até R$ 90,00.

Veja alguns vídeos:

 

Fique por dentro