Hoje é o primeiro dia de Rock, baby

“E ele não nasceu pequeno. Idealizado pelo empresário Roberto Medina, o primeiro Rock in Rio aconteceu na cidade que o batiza, o Rio de Janeiro, no bairro de Jacarepaguá. Junto com o sonho nasce a Cidade do Rock, uma área de 250 mil metros quadrados construída especialmente para o festival e que seria doada ao munícipio como uma área multifuncional para eventos.


Nela estiveram nomes como AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Queen e os brasileiros Gilberto Gil, Paralamas do Sucesso e Barão Vermelho.” (Fonte: site oficial Rock in Rio / rio)

Está chegando a hora!

Hoje, a partir das 14h, começa o Rock in Rio Brasil 2013. Serão sete dias de festa,  quatro palcos e muitas atrações!

Hoje, dia 13 de setembro, o Palco Mundo vai receber a Orquestra Sinfônica Brasileira, o impressionante tributo ao poeta do rock, lenda de muitos Rock in Rio, o show Cazuza – o poeta está vivo, que tem participações de Ney Matogrosso, Maria Gadú, Bebel Gilberto, Rogério Flausino, do Jota Quest, e Paulo Miklos, to Titãs. Depois disso, às 20h30, será a hora de Ivete Sangalo. David Guetta não estará no Eletrônica, mas, sim, no Mundo, às 22h10. Beyoncè encerra a noite no mainstage.

O Palco Eletrônica, aberto a partir das 22h30, começa com Sweet Beats, seguido de Ask 2 Quit, depois entram o trio Life is a Loop e a noite encerra com Otto Knows.

O diretor artístico do Palco Eletrônica, Miguel Marangas, conversou com a Sarah Kern e a entrevista foi ao ar aqui no portal House Mag. Veja na íntegra.

O line up completo do festival, Palco Sunset e Rock Street, você ve no site oficial do evento.

Hoje é o primeiro dos sete dias de evento. E você sabe quem vai passar pela cidade do rock? Veja abaixo a programação completa:

Palco Mundo
14/09 – Capital Inicial / Thirty Seconds to Mars / Florence and the Machine / Muse
15/09 – Skank / a confirmar / Alicia Keys / Justin Timberlake
19/09 – Sepultura & Tambours du Bronx / Ghost / Alice in Chains / Metallica
20/09 – Jota Quest / Matchbox Twenty / Nickelback / Bon Jovi
21/09 – Frejat / Phillip Phillips / John Mayer / Bruce Springsteen
22/09 – Kiara Rocks / Slayer / Avenged Sevenfold / Iron Maiden

Palco Sunset
Inusitado, este espaço foi pensado em unir grandes nomes da música nacional e internacional. Como? Você já pensou em assistir a um show de Sepultura e Zé Ramalho juntos? Esteja no palco Sunset dia 22 de setembro, último dia de Rock in Rio, que você verá. O espaço terá início sempre a partir das 14h40 todos os dias.

Fique por dentro das outras bagunças que vêm por aí:
13/09 – Orelha Negra + Renegado / Vintage Trouble + Jesuton / Maria Rita + Convidado / Living Colour + Angelique Kidjo
14/09 – Autoramas + BNegão / Marky Ramone + Michael Graves / Viva a Raul Seixas com Detonautas + Zeca Baleiro + Zélia Duncan / The Offspring
15/09 – The Black Mamba + Aurea / Nando Reis + Samuel Rosa / Kimbra + Olodum / George Benson + Ivan Lins
19/09 – Almah + Hibria / Sebastian Bach / Bullet for my Valentine / Rob Zombie
20/09 – The Gift + AfroReggae / Mallu Magalhães + Banda Ouro Negro / Grace Potter and The Nocturnals + Donovon Frankenreiter / Ben Harper + Charlie Musselwhite
21/09 – Orquestra Imperial + Lorenzo Jovanotti / Moraes Moreira + Pepeu Gomes + Roberta Sá / Ivo Meirelles + Fernanda Abreu + Elba Ramalho / Gogol Bordello + Lenine
22/09 – Viper + André Matos / Destruction + Krisium / Helloween + Kai Hansen / Sepultura + Zé Ramalho

Palco Eletrônica

Há dois anos, no último Rock in Rio Brasil, o palco Eletrônica recebeu 27 atrações que mesclou brasileiros como Leo Janeiro, Gui Boratto, o trio Life is a Loop, Renato Ratier entre os gringos Ferry Corsten, Guy Gerber, Luciano e Steve Aoki e muitos outros.
Este ano o espaço conta 31 apresentações ao todo, entre quatro e cinco por dia, todas com início a partir das 22h30 e término às 4h

Curioso? Vamos a elas!

O primeiro dia, sexta feira, dia 13 de setembro destaca a apresentação de Otto Knows, sueco, é denominado como maior sucesso da EDM no Itunes; é ele quem encerra a primeira noite. Antes disso, as cariocas Dri.k e Marie Bouret do Sweet Beats abrem a festa e depois os trios Ask 2 Quit, com Leo Janeiro, Marcelo CIC e o VJ Vagalume e Life is a Loop, com Fabrício Peçanha, Leozinho e a percussão de Rodrigo Paciornik.

Dia 14, sabadão, a paulista Paula Chalup dá o ponta pé inicial para depois subir ao palco a velha guarda da música eletrônica nacional: Maurício Lopes, seguido de Mau Mau, Anderson Noise. E fechando a noite, depois destas lendas, nada menos que a maestria do francês Vitalic seria o mais recomendável.

Domingo, finalizando o primeiro final de semana de Rock in Rio, dia 15 de setembro, a noite começa com o trio carioca Triple Crown, formado por Mary Zander, Nepal e Jonas Rocha. Seguindo de Wehbba e Renato Ratier que esquentam o público para irreverência característica do trio francês dOp e encerramento do inglês DJ Harvey, lenda mundial que tem sua estreia em terras brasileiras neste Rock in Rio.

Na semana seguinte, quinta feira, dia 19 de setembro, o brasileiro campeão mundial de strach, DJ Ride, com seu novo projeto áudio visual Pixel Thrasher inicia a noite alternativa do Eletrônica 2013. Prova disso é a bagunça organizada – e ótima – de The Gaslamp Killer que vem depois dele. O francês Brodinski e o seu techno estreiam no Rock in Rio e dão continuidade à noite que termina ao som de mais um francês do techno, Gesaffelstein.

Sexta, dia 20, a noite é quase que totalmente brasileira, começando com Ferris, depois Rodrigo Vieira e o trio de Junior Lima, Júlio Torres e Amon Lima, o Dexterz que encerra com a apresentação do inglês Paul Oakenfold.

Penúltimo dia de Rock in Rio, 21 de setembro, começa com a dupla brasileira formada por Zeo Guinle e Marian Flow, o Flow and Zeo, que já conhecem muito bem o palco eletrônica do nosso Rock in Rio. Depois deles tem o live do argentino Guti (leia a entrevista que fizemos com o DJ Guti aqui na House Mag) e o português DJ Vibe. Loco Dice e a sua energia, encerram a noite de mais um dia de festa.

É com a ‘brasileirisse’ do Boteco Eletro que o último dia do Rock in Rio Brasil 2013 começa a terminar. Este projeto idealizado pelo músico Ricardo Imperatore reuniu outros músico nacionais para reproduzir a boa música brasileira em ritmos e batidas eletrônicas. Bem legal! Depois tem o projeto  Maximum Headrum, formado por Sam Spiegel e Derrick Green, comanda a noite até a chegada do DJ Marky, ele, também, velha guarda da música eletrônica brasileira seguidos pela nova guarda formada pelos meninos do Felguk que levantam a galera. Para fechar com chave de ouro, o canadense Tiga assina a última apresentação do último dia de Rock in Rio no Palco Eletrônica.

Recaptulando, então:
13/09 – Sweet Beats / Ask 2 Quit Live / Life is a Loop / Otto Knows
14/09 – Paula Chalup / Maurício Lopes / Mau Mau / Anderson Noise / Vitalic
15/09 – Triple Crown / Wehbba / Reato Ratier / dOP / DJ Harvey
19/09 – DJ Ride / The Gaslamp Killer / Brodinski / Gesaffelstein
20/09 – Ferris / Rodrigo Vieira / Dexterz / Paul Oakenfold
21/09 – Flow & Zeo / Guti / DJ Vibe / Loco Dice
22/09 – Boteco Electro / Maximum Headrum / DJ Marky / Felguk / Tiga

Rock Street

É o espaço que todos devem ter curiosidade em conhecer. É uma rua, dentro da Cidade do Rock, inspirada em famosas e características ruas ao redor do mundo, por exemplo, este ano a Rock Street foi inspirada na Grã-Bretanha e Irlanda onde o público se sentirá viajando pelo exótico bairro londrino Camden Town e o irlandês Grafton Street, com artistas de rua também imersos nesta temática, além de encontrar John Lennon representado por uma estátua viva.

A programação deste espaço será com novos nomes do rock inspirados em bandas inglesas. Todos os dias haverá a Rock Street Big Band tocando Beatles. Imperdível aos amantes do rock

Street Dance

Este é o novo espaço aderido pela organização do Rock in Rio Brasil. A Street Dance é dedicado à dança de rua e terá um cenário inspirado nas ruas de Nova Iorque, onde grupos de dançarinos iram promover animadas batalhas de dança, com muita técnica, criatividade e improviso.

Ta no Rio? Se joga pro Rock!

Fique por dentro