coletivos br

9 coletivos alternativos de Brasília que movimentam a cena da capital nacional 

A música eletrônica em Brasília é bastante movimentada e claro, os coletivos alternativos estão a todo vapor fazendo a cena girar na capital brasileira.

Veja 9 movimentos que estão fazendo seu trabalho de forma independente para você conhecer e curtir!

  1. Eletromanas

O coletivo Eletromanas surgiu no carnaval de 2023 e é feito por mulheres para todas as pessoas. O coletivo realizou seu bloquinho e também realiza workshops, palestras e oficinas voltadas para a mixagem, gravadoras e temas gerais da música eletrônica.

  1. Trema Techno

A Trema Techno tem um nome auto explicativo. Voltado para as sonoridades do techno, o coletivo começou em 2022 e recentemente realizou sua edição de 2 anos. O role está sempre com a pista enérgica e com os BPMs elevados!

  1. Coletivo Hangover

Muito importante na cena brasiliense, o Hangover começou em dezembro de 2019 e inicialmente era um projeto para ser uma espécie de after oficial dos roles de Brasília. Ultimamente as festas variam bastante e vão de festas na madrugada a sunsets.

  1. Vapor BSB

Desde 2018 fomentando a música eletrônica em Brasília, a Vapor é um espaço de resistência e já foi palco de apresentações de peso do underground brasileiro como L_Cio, Tessuto, RHR e por aí vai. O coletivo já realizou parcerias com outros movimentos de Brasília e também com a paulista Mamba Negra.

  1. Trava Noia

Criado há um ano, o Trava Noia está se preparando para seu primeiro aniversário no próximo dia 8 e contará com lista trans e PCD, além de uma iniciativa de open cooler, em que os participantes podem levar até 1L de bebida alcóolica.

  1. Nice & Deadly

O selo Nice & Deadly surgiu em 2016 como uma gravadora voltada para as sonoridades da bass music, UK garage, drum ‘n’ bass, dubstep. O movimento já levou seu showcase para São Paulo e também realiza parcerias com outros coletivos.

  1. Confronto Soundsystem

Confronto Soundsystem está há 20 anos na pista lutando pela música eletrônica e a colocando em evidência em Brasília. Ano passado, realizaram sua primeira festa em São Paulo. A festa sempre engloba diversas sonoridades diferentes, que vão desde o reggae até gêneros de dance.

  1. Beco Elétrico

O Beco Elétrico é um movimento formado por 4 diferentes grupos brasilienses: Confronto Soundsystem, Limbo, SNM e Sujo O objetivo é integrar manifestações artísticas diversas para ir além da música, oferecendo uma experiência completa ao público.

  1. Tônica BSB

Focada no house, a Tônica tem mais de 5 anos de história na capital Brasília e já convidou artistas como Eli Iwasa, Renato Cohen, a anfitriã Camila Jun, Aline Rocha e muitos outros que representam o estilo da melhor forma.

É sempre importante relembrar a importância desses movimentos e dos DJs que estão nos decks, sem eles não existiria a música eletrônica como vemos hoje.

Qual seu coletivo favorito de Brasília?

Por Adriano Canestri

Deixe um comentário

Fique por dentro