Clássico do Daft Punk recriado em oscilador de alta frequência

Por redação

Foto de abertura: divulgação

Da série criações inusitadas e muito criativas (com todo perdão da redundância), o artista e youtuber Fabricio H. Franzoli usou bobinas de Tesla para fazer a sua versão de “Around The World”, do icônico Daft Punk.

E acredite, não é mais um cover do projeto francês que acelerou a internet com diversos remixes após o anúncio do seu término em março deste ano. Definitivamente, é inovador.

A bobina de Tesla é um transformador ressoante capaz de gerar uma tensão altíssima – explicação do Wipédia. Teoricamente, não é um instrumento musical, mas, na ótica de Franzoli, se tornou um.

O oscilador de radiofrequência produz altas tensões em baixas correntes, produzindo um som que vem da vibração das moléculas de ar. Ao ligar e desligar a bobina de Tesla, um som é emitido a cada segundo. Mas, como o artista fez dessa “engenharia” música?

Cada fase, largura de pulso e frequência de disparo da energia emitida pela bobina foi cuidadosamente gerenciada por Franzoli, dando vida a uma versão inusitada do hit de 1997. “Para aqueles que não entenderam o que está acontecendo neste vídeo, aqui vai uma breve explicação. A principal música alta realmente vem das faíscas da bobina de Tesla. Eles estão literalmente tocando a música devido à fase programada, largura de pulso e frequência de disparo. Portanto, não há alto-falantes, nem efeitos especiais de áudio/vídeo”, conta o artista.

Visualmente, parece uma chuva de raios que vibram com uma trilha sonora familiar e convidativa aos nossos ouvidos. “Parece ainda melhor pessoalmente e soa quase igual, apenas mais alto do que as pessoas esperam”, afirma Franzoli.

E essa não foi a primeira vez que o artista se arriscou em recriar uma faixa do Daft Punk. Em 2018, ele compartilhou um cover de “Harder, Better, Faster, Stronger” que tem riffs assustadoramente semelhantes à música original.

No canal do YouTube de Franzoli Electronics, encontramos, também, nomes conhecidos, como Queen e Alan Walker!

 

 

Fique por dentro