Por Rodolfo Conceição
Foto de abertura: divulgação
É desnecessário falar o quanto a pandemia da Covid-19 afetou todos os artistas e atingiu em cheio a cena eletrônica mundial, em especial, DJs e produtores independentes ou em início de carreira. Trazendo isso para o Brasil, onde ainda sofremos com a desvalorização do real, a situação fica bem precária para quem costuma comprar tracks, plugins e outros investimentos comuns na vida de todo artista de música eletrônica. Antenada na situação, a lendária label alemã Kompakt Records decidiu dar sua parcela de ajuda.
“Há muito tempo, nós começamos a oferecer semanalmente um lançamento no esquema pague quanto puder no Bandcamp para apoiar aqueles que infelizmente não poderiam comprar música independente do jeito que eles costumavam até que a vacina chegasse. A luta continua muito real, então, decidimos que essa tradição vai continuar uma vez por mês pelo futuro previsto. De todos nós na Kompakt, obrigado por todo o apoio e por favor fiquem em segurança”, declararam, através de postagem no Instagram.
O primeiro álbum selecionado no catálogo da gravadora foi “Whatness”, do produtor russo Anton Kubikov em seu primeiro trabalho solo fora do SCSI-9, possivelmente o mais icônico projeto de house e techno da Rússia.
Anton Kubikov – Foto: divulgação
Fundada em 1993 na cidade alemã de Colônia ainda sob o nome de Delirium, a Kompakt já lançou artistas como ANNA, Gui Boratto, Laurent Garnier, Kölsch, Patrice Bäumel e Clarian (aquele mesmo canadense que foi o primeiro a ofertar um álbum em NFT), então vale acompanhar os próximos lançamentos na plataforma Bandcamp clicando aqui.