Por Adriano Cortez
Foto de abertura: divulgação
O Japão foi um dos primeiros países com casos de contágio de Covid no mundo. Com o crescimento logo no início de 2020, o país decretou estado de emergência de março até maio (vale ressaltar que, pela legislação japonesa, é proibido o lockdown). Com a colaboração da população, os casos caíram e chegaram a zero. Nesse período, baladas, festas, shows e outros tipos de entretenimento estavam fechados e foram retornando gradativamente com algumas restrições, que se tornaram mais brandas ao longo dos meses e em pouco tempo as pistas voltaram ao normal.
O novo “normal” apareceu com demarcação de espaços nas pistas de dança com 1,30 metros de distância, público reduzido, medidores de febre na porta dos estabelecimentos, álcool em gel espalhados em pontos estratégicos e o uso obrigatório de máscaras. Em junho, fui convidado a me apresentar em um club de Nagoya — com restrição para até 50 pessoas — essa foi minha primeira gig após vários meses.
Segui acompanhando a reabertura das casas em Osaka e viajamos até lá para ver pessoalmente como estava a situação. Entrei em três grandes clubs, todos seguindo as normas de prevenção, de acordo com os pontos mencionados acima, mas o número de pessoas aumentava e, em pouco tempo, a pista estava lotada.
Tokyo foi a cidade que manteve o fechamento dos clubs por mais tempo, a reabertura parcial ocorreu apenas no final de julho. A cidade do “after infinito” voltou a funcionar de forma tímida, mas, em poucas semanas, tudo já estava normal com as pistas cheias e aquela vibe boa. Estive em Tokyo em dois finais de semana para acompanhar de perto, pude matar a saudade de curtir festas com muita qualidade e notei o comportamento do público que não seguia 100% as normas das casas.
Ver essa foto no Instagram
Em dezembro, infelizmente, os casos começaram a aumentar e, agora, no último dia 7 de janeiro, o Japão retornou ao estado de emergência, chegando a 2500 casos diários em Tokyō. Tudo fechado novamente sem data de reabertura. Alguns casos com a nova cepa de Coronavírus proveniente da Europa também foram identificados. O governo e a população estão retomando os cuidados, restaurantes e outros estabelecimentos estão operando com horários reduzidos e a população deve evitar circular sem necessidade após as 20h. O estado de emergência vai até dia 7 de fevereiro.