Por Nazen Carneiro – Coluna Tudobeats
Foto de abertura: divulgação
Todas as semanas o Danghai Club recebe milhares de pessoas para dançar e curtir o som de artistas de renome nacional e internacional, além de várias das jóias da coroa eletrônica de Curitiba.
De Vintage Culture a Infected Mushroom, de Stephan Bodzin a Ace Ventura e Cat Dealers, o repertório do club sempre foi eclético. Essa vocação pluralista é uma das marcas na história que continua a ser escrita pelos milhares de fãs do techno, house e psytrance que frequentam o club. Por essa razão, talvez, o Danghai se assemelha mais a um festival, um espaço de liberdade cultural, que contempla os diversos estilos da música eletrônica e onde as tribos se encontram.
Em 2019 o club fechou para uma reforma total que levou dois meses. Na reabertura em novembro, Fabrício Peçanha lacrou uma noite de ingressos esgotados. Agora, novamente fechado, em virtude da atual pandemia mundial do novo coronavírus, o Danghai Club lançou uma campanha para enfrentar a crise, como explica Yuri Bernardi, um dos sócios e DJ do projeto Villanova. “Para amenizar os efeitos da crise e estreitar laços com o nosso público, resolvemos criar uma campanha para oferecer produtos do Danghai com um preço mais atraente e assim mantermos a comunicação com o público mesmo com a casa fechada”, explica.
São diversos marcos na história do Danghai, desde a tecnologia aplicada no club e a curadoria do line up, trazendo artistas de peso e impulsionando a cena com artistas locais, até as grandes e tradicionais festas de aniversário realizadas em diversos espaços da cidade. Para mostrar um pouco mais de tantas e tantas festas épicas e fatos interessantes da história do club, criamos uma lista com dez momentos especiais que fazem dele tão importante na cena eletrônica de Curitiba, e do Brasil.
– Inauguração no dia 6 de junho de 2009, com Boris Brejcha
Foto: divulgação
A inauguração em 2009 foi em grande estilo e surpreendeu tanto pelo line up, estrelado por Boris Brejcha, quanto pela tecnologia da casa, que aplicou o sistema biométrico para registro da consumação além de som e iluminação de última geração.
– Neelix no Danghai Club em 21 de dezembro de 2012
Neelix – Foto: divulgação
Um dos nomes mais requisitados do psytrance mundial, o alemão Neelix, estreou na pista do Danghai Club no dia 21 de dezembro de 2012, e a recepção do público confirmou a ascensão do gênero no line up da casa.
– Stephan Bodzin no aniversário de quatro anos do club, em 2013
Soundman Pako assume a cabine após a apresentação de Stephan Bodzin – Foto: divulgação
A festa de três anos do Danghai Club rolou no dia 19 de julho de 2013 e trouxe o alemão Stephan Bodzin para ser a cereja do bolo de um ano recheado de grandes artistas internacionais, como Oliver Huntemann e Marc Houle.
– Alok toca pela primeira vez no Danghai em 28 agosto de 2015
Alok – Foto: divulgação
Como não lembrar desse dia? Impossível, afinal, em 2015, Alok despontava como o principal artista da música eletrônica no Brasil e, rapidamente, conquistou espaço também no exterior. Em agosto deste ano, o artista tocou pela terceira vez no club, o qual escolheu para realizar uma ação social muito importante: promover o tratamento de crianças com câncer. Alok doou seu cachê integralmente para o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC).
– Danghai Club entra no top #100 da revista inglesa DJ Mag, em 2015
Outro momento inesquecível que não podemos deixar de citar é quando o Danghai Club foi incluído na disputada lista de 100 melhores clubs do mundo da revista inglesa DJ Mag, que incluiu oito brasileiros, sendo ele o único do Paraná.
– Feriadão + sete anos de vida com line up estelar
Boris Brejcha – Foto: divulgação
Em pleno feriadão de 7 de setembro, em 2016, o Danghai Club comemorou, além da Independência do Brasil, os seus sete anos de vida. Com Boris Brejcha, Ann Clue, Du Serena, Bag2gab, Sound Cloup e Pranksters o Danghai escolheu o Paraná Clube para receber a festa de quase quatro mil pessoas.
– Mandragora em line up do Danghai Club no Spazio Van, dia 14 de novembro de 2016
Mandragora – Foto: ZOOE
Em 2016 o Danghai Club mostrou novamente sua força e manteve agenda regular com line ups fortíssimos. Os convidados da sua festa especial de sete anos foram Mandragora, Liquid Soul, Liquid Hook, Captain Hook, Ticon, lish, Groundbass, Sound Cloup, Krash e Malana, no Spazio Van, um dos maiores eventos evento indoor de Curitiba até então.
– Danghai Club entra no top #50 House Mag em 2016
Como não podia ser diferente, a House Mag estava de olho nesta história, acompanhando de perto a evolução do club que, em 2016, entrou para o nosso top #50.
– Vintage Culture em long set na festa de oito anos do Danghai Curitiba, em 2017
Vintage Culture – Foto: divulgação
Claro que ele não poderia ficar de fora desta lista! Um dos artistas mais queridos do Brasil, Vintage Culture estrelou a festa de oito anos do Danghai Club e levou os curitibanos ao delírio em uma festa com ingressos esgotados e com direito a long set, com início às três da manhã até o final do rolê. Alguém anotou essa placa?
– Danghai reabre as portas após reforma, em novembro de 2019, com Fabrício Peçanha
Reinauguração do club – Foto: divulgação
Após dois meses fechado para uma reforma em toda a sua estrutura, o Danghai Club retornou a atividade no dia 1º de novembro de 2019, com tudo novo e uma pista incrível, além de lotada, que recebeu o ícone Fabrício Peçanha para mais de três horas de set. Com tantos momentos especiais o que mais vem por aí? Se liga na campanha do Danghai Club e participe.