Por Décio Freitas e Dudu Palandre aka Anhanguera
Foto de abertura: divulgação
Defected, Glasgow Underground, Toolroom, Glitterbox, Hot Creations, Snatch, Strictly Rhythm, talvez a maioria destes nomes seja familiar para muitos que nos leem, afinal, listamos aqui algumas das maiores e mais relevantes gravadoras de house music do momento atual. Nós admiramos os trabalhos de muitas delas e, de fato, carregamos várias tracks no nosso case, mas também tem muita coisa de alto nível fora dessa esfera.
Hoje decidimos apresentar a vocês três gravadoras que estão longe do hype e são tão boas quanto as que citamos anteriormente: Moulton Music, Heist e Simma. São selos que tocamos na pista, ouvimos no trabalho e estamos sempre de olho nos lançamentos, saca só!
Moulton Music
É uma gravadora americana, sediada em São Francisco, que surgiu de uma colaboração entre artistas obcecados com o futuro e o passado da house music. O núcleo de artistas que fazem a roda girar é formado por Chris Lum e David Harness (Harlum Muziq), bem como Homero Espinosa e Allen Craig (ex-Yerba Buena Discos), juntamente com Sergio Fedasz, Ivan Ruiz e Anish Acharya (da Dream In Audio).
O catálogo é variado, tem desde sons mais deep até soul e jackin’ disco, mas sempre com um senso de perspectiva histórica e um ouvido para uma produção refinada, muito conectada com a pista de dança. Claro que alguns de nossos ídolos já lançaram por lá, como Mark Farina e DJ Spen; o mais recente lançamento saiu dia 7 de fevereiro e nos agradou bastante. Escuta aí!
Heist
A Heist talvez não tenha caído pro lado do hype (ainda), mas é uma gravadora bem conhecida por ter sido fundada pelo Detroit Swindle. O start começou com o EP “Detroit Up To Make Up”, em 2013, dos próprios caras. Hoje já são mais de 40 lançamentos e algumas compilações na conta, apresentando nomes como Fouk, Kassian, Nachtbraker e Alma Negra e muitos outros talentos.
O último lançamento é do finalzinho de janeiro, “The Round up part VI”, um EP só de remixes com participações dos headlabels, Makèz, Fouk, Perdu e Demuir. House music elegante, tem faixa com traços de jazz, outra mais dub, algumas com toques de acid bem sutis, um disco bem variado e recheado de referências.
Simma Black
Selo britânico na lista! A Simma Black é comandada pelo Low Steppa, lançou o primeiro release lá em 2013 e hoje já está chegando no de número 200. Steppa cuida de cada lançamento como se fosse seu próprio bebê, então você sempre pode esperar um release de muito bom gosto pelo cuidado e carinho que ele tem com cada trabalho lançado. De faixas atemporais até algumas bombas para as pistas, a Simma tem um pouco de tudo, com foco quase que 100% em house music.
Esse remix que ele fez pra faixa “Space Invader” ficou killer demais, é aquelas que coloca geral na pista pra cima e incendeia o dancefloor. Mas fica ligado que a Simma costuma lançar bem mais de um release por mês, então não dá pra tirar o olho.