A disco music underground da Universal Robot Band

Por Anhanguera

Uma faixa com esse nome já deixa bastante óbvia de onde vieram suas principais influências. Mas a música disco se caracteriza por um universo tão vasto que vale explorarmos um pouco mais esse mundo. 

Ultimamente estamos aficionados pelo disco underground, em especial por uma banda americana de 1976 que há um tempo já tem chamado nossa atenção. Pra quem nunca ouviu falar, fica a dica: a Universal Robot Band formada por Gregory Carmichael, Patrick Adams, Leroy Burgess, Gregory Tolbert e Woody Cunningham é o fino do disco lado B de Nova Iorque. Seu principal integrante, Patrick Adams, além de ter exercido carreira solo, também participou dos lendários grupos musicais Musique e Inner Life. 

O que mais chama atenção no trabalho de Patrick Adams é a cadência do som. As músicas têm uma estrutura muito evoluída pra época, com uma estética mais dub, grooves marcados, abuso de synths, loops e vocais que se repetem criando uma atmosfera club totalmente envolvente. Tanto as faixas mais lentas como as mais aceleradas são sensacionais e muitas já têm até um pezinho no que viria a se transformar na house music. Aqui vai uma breve degustação: 

Universal Robot Band – Barely Break Even (1982) 

Universal Robot Band – Freak Me (1978) 

Patrick Adams – Atmosphere Stut (1976) 

Musique – Keep on Jumpin (1978) 

Inner Life – I`m Caught up (1979) 

Fique por dentro