Nicky Romero e seu mais novo mix, Protocol ADE 2016, mostra tendências do mercado

Por: Lucas Arnaud

Ja vinhamos falando há um tempo que a Protocol Records (label do gigante Nicky Romero) tem se aventurado em novos estilos, e a confirmação disso é o novo mix que o próprio Nicky fez, reunindo os lançamentos de sua label. Como o título da matéria ja antecipa, esse material foi criado especialmente para o ADE 2016 – o Amsterdam Dance Event (edição 2016). O ADE é um dos maiores e mais importantes eventos para o business de música eletrônica no mundo, ocorrendo geralmente no meio de outubro (em 2016 será de 19 a 23 de outubro) em Amsterdã – e nós estaremos lá cobrindo, acompanhe! :) São cinco dias nos quais a cidade se torna repleta de profissionais do ramo (DJs, produtores, managers, fotógrafos, dentre muitos outros), havendo conferências, aulas e festas em várias localidades na cidade. É algo como uma “Conferência Mundial de Musica Eletrônica”. Vale lembrar que é no AMF (Amsterdã Music Festival), que ocorre no ADE, que serão divulgados os resultados do ranking mundial da DJ MAG.

Devido à importância do evento, Nicky Romero lança o LP durante todas as edições e nos mostra que as sutis modificações na direção das sonoridades de seu label, que já falamos antes, são pra valer.`“Todo ano nós gostamos de trazer novos talentos na compilação da Protocol para o ADE. Essa oportunidade pode dar um empurrão em suas carreiras, e nós da Protocol amamos fazer parte desses primeiros passos para um artista. Nós não ligamos se ele tem 3 ou 300.000 seguidores, mas nos importamos com a paixão e a criatividade que colocam em suas tracks, e esperamos que você veja isso em cada single na compilação!”, conta Nicky Romero.

Vamos portanto ao que interessa: a música! O showcase da Protocol você pode conferir abaixo:

A primeira track, “Teamworx – Bring Back The Funk”, nos tras um sentimento do que haviamos visto na track “Corey James & Teamworx – Make The Crowd Go”, lançada no começo do ano também pela Protocol. O drop segue a mesma linha – uma pegada progressive com elementos do future e do bass (um wobble aqui e ali), e tem tudo para ser utilizada por djs como Steve Angello, que já dropava “Make The Crowd Go” em basicamente todos seus últimos sets. “Don Palm – Midnight” mantém se fiel ao estilo progressivo da label, e coloca em evidência o produtor (Don Palm), que junto a Deniz Koyu, criou a track “Lift”, que por muito tempo foi uma das “queridinhas” nos sets do Nicky Romero.

Continuando nossa breve análise, nos deparamos com “Olin Batista – Play With Me” – pois é! É o Olin Batista que você está pensando. A track do Olin trás uma pegada progressive mas com um toque “tribal” – além de um lead com timbre inovador. Já ”Rayven & Valexx, Melsen – Solar” veio com um estilo progressive marcado pelo timbre classico do piano. Lembra o estilo de algumas tracks do Axwell e do Kryder – sendo até provável que esses djs a utilizem em seus sets (e falo aqui do Axwell como projeto solo, não da dupla Axwell / Ingrosso). Essas considerações também servem para a “Nilson – Spectre”.

Esses seriam alguns dos principais “highlights” das novidades que Nicky Romero preparou para o ADE 2016. A compilação deixou claro que novos talentos vem surgindo com novos timbres, novos elementos (às vezes mais utilizados em outros estilos de música) e, portanto, com novas ideias – e foi essa a intenção da Protocol ao assinar esses releases. E você o que acha? Houve alguma track que te chamou mais a atenção?

Fique por dentro