Sob novo governo, a vida noturna do Reino Unido passa a ser prioridade


Por: Camila Giamelaro

De acordo com um relatório recente, a saúde da vida noturna no Reino Unido é prioridade na agenda do governo. O UK Music, órgão que supervisiona a indústria da música gravada e ao vivo, afirmou que o futuro da economia noturno será “prioridade” daqui pra frente.

Tom Kiehl, diretor do corpo de governo e assuntos públicos, disse: “A economia da noite é algo que o governo vai observar muito de perto daqui para frente.” Ele acrescentou que a vida noturna contribui com £ 66 bilhões para a economia do Reino Unido”. Além disso emprega em torno de 1.3 milhões de pessoas.

Em apenas 10 anos (entre 2005 e 2015), metade dos clubs de Londres fecharam suas portas. Um número preocupante que levou à formação NTIA – Night Time Industries Association (Associação da Indústria Noturna), cujo presidente Alan Miller acredita que uma abordagem mais aberta para com os clubes precisa ser implementada quando surgem problemas.

“Tem havido um impulso apenas para regular ou até mesmo rever os clubes ou fechá-los. Quando surgem problemas, dizem `olhe a onda de crimes, vamos reduzi-la” O primeiro impulso é regular e reprimir – Isso é um problema.”

Miller acrescentou: “Em todos os aspectos, muitos dos benefícios [da vida noturna] superam os custos, mas às vezes as pessoas se agarram a uma ideia ultrapassada [que diz] que nada de bom acontece durante a noite.”

Carl Cox, Jackmaster e Roni Size estão entre aqueles que apóiam um projeto chamado Nightlife Matters (A Vida Noturna Importa), uma iniciativa da NTIA tem que o objetivo de mudar a forma como clubes, bares e restaurantes são vistos pelo governo. O prefeito de Londres, Sadiq Khan, já manifestou a sua intenção de salvar a cena local e inclusive pensa em nomear um representante que vai “garantir a prosperidade de Londres como uma cidade 24 horas”.

No início deste ano, o governo introduziu uma nova legislação empresas que trabalham no desenvolvimento de áreas residenciais terão que passar por medidas rigorosas antes de construir perto de locais onde já existem clubs ou espaços musicais. Caso novas construções residenciais sejam feitas em locais onde já existe um club, elas terão de ser construídas a prova de som.

Fique por dentro